Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a Parteira explica

Este blog pretende facultar informação credível e científica sobre planeamento familiar e pré-concepcional, gravidez, preparação para o parto, cuidados ao RN, saúde infantil e amamentação

Este blog pretende facultar informação credível e científica sobre planeamento familiar e pré-concepcional, gravidez, preparação para o parto, cuidados ao RN, saúde infantil e amamentação

a Parteira explica

21
Jun18

Sol e Calor - cuidados a ter com as crianças

aparteiraexplica

 

Sol e calor – Cuidados a ter com as crianças   

sol-calor.jpg

 

O calor intenso é muito perigoso para os bebés e para as crianças. Quanto mais pequenos maior a dificuldade de regulação da temperatura, e mais rápida a desidratação, pelo que são necessários alguns cuidados.

 

Cuidados com o calor:

  • Aumente a ingestão de água e/ou sumos de fruta natural
  • Faça refeições leves e frescas
  • Utilize roupa confortável, leve e fresca
  • Promova ambientes refrescantes (feche janelas/persianas e active a circulação de ar)
  • Evite sair para o exterior nas horas de maior calor (11h às 17h30) e tenha especial atenção às variações térmicas intensas, nomeadamente à entrada no automóvel: primeiro refresque o ambiente e active a circulação de ar, e só depois coloque o bebé no automóvel.
  • Os carrinhos de passeio, ovos, marsúpios e slings podem ser demasiado quentes e desconfortáveis, e altamente transpiráveis, prefira que o bebé descanse no berço e vá supervisionando a temperatura.
  • Vigie os sinais de hidratação: tónus da pele, olhos, língua, actividade normal do bebé, fontanela ("moleirinha") não depressível nos lactentes, produção de urina.

 

Devo dar água ao bebé?

  • Bebé que faz aleitamento materno exclusivo – não precisa de dar água ao bebé, pois o leite materno tem tudo o que o bebé necessita. No tempo quente, o que deve fazer é aumentar a frequência das mamadas para garantir uma adequada hidratação. Ao oferecer água a um bebé que faz aleitamento materno de forma exclusiva, pode colocar em causa o sucesso da amamentação, uma vez que, a água vai encher o estômago do bebé, que não terá fome para mamar quando seria suposto, o que leva a uma ciclo vicioso: diminuição da estimulação mamária, diminuição da produção de leite, interferência no crescimento e desenvolvimento do bebé.

 

  • Bebé que faz leite materno e leite adaptado - neste caso deve oferecer água ao bebé.

 

  • Bebé que já iniciou a alimentação complementar (papas, sopas…) também deve oferecer água ao bebé para garantir uma adequada hidratação.

 

É necessário utilizar protector solar nas crianças mesmo quando não vão para a praia?

 

942d3b73546ec601f98f11cc2b94ef8f.jpg

  • A pele dos bebés é mais fina e sensível pelo que é necessário protegê-la sempre antes de qualquer exposição solar, e não apenas na praia. Sempre que sair à rua deve colocar protector solar na criança.
  • Os protectores solares variam consoante os tipos de filtros que utilizam: físicos/minerais ou químicos. Os filtros químicos precisam de ser absorvidos pela pele para se tornarem activos, enquanto os filtros físicos ou mineras ficam na superfície cutânea.
  • Normalmente, os protectores com filtros químicos são mais fáceis de espalhar, enquanto os físicos/minerais são mais espessos, difíceis de espalhar e deixam a pele branca e engordurada. Recomenda-se que os bebes até aos 12 meses, e idealmente até aos 2 anos utilizem protectores com filtros 100% físicos ou minerais, de modo a não absorverem partículas estranhas.

 

 

Praia - Prevenção/radiação

b9bf6c42ed1818fa6fdc7e52feeef60e.jpg

 

Os bebés com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar, e deve evitar-se a exposição solar directa a crianças com menos de 3 anos.

  • Use roupas claras, leves e frescas
  • Evite a exposição solar entre as 11h e as 17h30
  • Coloque as crianças o maior tempo possível à sombra
  • Mantenha a criança vestida, pelo menos com uma t-shirt (de preferência branca), com chapéu e com óculos de sol com protecção UVA e UVB
  • Utilize protector solar factor 50+ antes de sair para a rua e renove a sua aplicação de forma constante, sobretudo, após o banho ou transpiração

 

Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou a linha de Saúde24: 808 24 24 24.

 

Fontes:

Direcção Geral de Saúde [DGS] (2018). Apresentação do plano de Contingência Saúde Sazonal – Verão 2018.

Direcção Geral de Saúde [DGS] (2011). Calor e Radiação Ultravioleta – cuidados a ter com as crianças.

 

 

                                                                            a Parteira explica

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub